Estilos de arquitetura: Qual o seu?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

7 estilos de arquitetura residencial

Uma das primeiras questões com a qual nos deparamos quando estamos prestes a realizar o sonho de construir a casa própria é: qual o estilo de arquitetura vamos utilizar? Para te ajudar, vamos falar um pouco sobre 7 dos estilos mais populares de arquitetura residencial.

1- Arquitetura Clássica

O estilo de arquitetura clássica é sempre uma aposta certeira para quem não quer arriscar muito ou gosta de casas mais tradicionais. As principais inspirações desse estilo de arquitetura vêm das culturas grega e romana, do renascimento e do neoclassicismo. Na antiguidade clássica, os principais materiais para as construções residenciais eram o mármore ou o calcário, madeira e telhas para a cobertura, e até hoje são utilizados.

Outra característica marcante do estilo clássico é o uso de colunas, geralmente redondas e com detalhes para se criar portais de entrada simétricos e fachadas imponentes.

2- Arquitetura Moderna

Formas geométricas bem marcadas, uso abundante de vidro e concreto são marcas registradas da arquitetura moderna. Esse estilo se popularizou no Brasil no começo do século XX e segue 5 princípios básicos:

  • Janelas em fita: Basicamente são janelas que não possuem interrupções no seu interior;
  • Terraço jardim: O uso dos terraços como ambientes de convivência e descontração;
  • Pilotis: Uso de pilares no térreo para deixar mais espaço livre visualmente;
  • Estrutura independente: Os outros pilares e colunas ficam embutidos nas paredes ficando invisíveis, criando ambientes mais amplos e visualmente limpos;
  • Planta livre: Integração entre todos os espaços possíveis possibilitando a reorganização de diversas maneiras diferentes.

3- Arquitetura mediterrânea

Acolhedor e charmoso, o estilo de arquitetura mediterrâneo combina com climas quentes e tropicais (como temos majoritariamente aqui no Brasil), pois incorpora espaços amplos, varandas, terraços, telhados inclinados e beirais generosos. Harmonize com algumas plantas e flores, para dar o toque final.

4- Arquitetura Tropical

Dentre todos os estilos de arquitetura, esse definitivamente combina com o Brasil. O estilo tropical utiliza diversos materiais e elementos naturais valorizando o paisagismo. Uma marca deste estilo é a utilização de cores quentes para se criar ambientes aconchegantes e confortáveis. Os ambientes externos e internos estão sempre em perfeita harmonia e as fachadas em sintonia com o exterior imediato. Uma recomendação excelente é utilizar jardins que integrem espaços internos e externos.

5- Arquitetura Minimalista

O minimalismo é uma tendência que vem se propagando muito nos últimos anos entre os jovens, e o pensamento por trás dele é bem simples: menos é mais. Ele encoraja o desapego das coisas secundárias valorizando apenas o que é essencial. Aplicado em arquitetura, esse estilo resulta no uso de formas geométricas limpas, cores claras, materiais e linhas retas e, principalmente, na exclusão de itens meramente decorativos resultando num aspecto final leve e atraente.

6- Estilo Americano

As casas de arquitetura americana costumam ficar no meio do terreno, deixando as plantas e a natureza ao redor, abusam muito de fachadas brancas, colunas e terraços. Além disso, não é usual que essas casas tenham muros altos ou estejam grudadas em outras residências. São ideais para loteamentos ou condomínios fechados já que os muros baixos e o paisagismo dão a sensação de expandir o seu espaço.

7- Arquitetura Escandinava

A arquitetura nórdica ou arquitetura escandinava começou, como o próprio nome sugere, na Escandinávia e veio com força em meados do século XX. Ela sofre fortes influências das condições climáticas locais. Em construções que seguem esse estilo, é possível observar o uso abundante de matérias primas locais, ajudando a diferenciar este estilo dos demais.

A arquitetura escandinava é marcada por telhados tipo duas águas, uso de madeira e linhas de desenho retas e suaves. Esse estilo pode ser facilmente adaptado, bastando adicionar aberturas e varandas, e ideal para casas de campo.

Agora que você já conhece 7 dos principais estilos de arquitetura, é hora de tirar o projeto da gaveta e planejar a casa dos seus sonhos!