Maracanaú: terra jovem de felicidade e amizade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

 

topônimo “Maracanaú” vem da língua tupi e significa “rio das maracanãs” pela junção dos termos marakanã (maracanã) e ‘y (rio). Sua denominação original era Vila do Santo Antônio do Pitaguary. A partir de 1890, adotou o nome atual.

História

Antes da chegada dos primeiros europeus, a região era habitada pelos índios Pitaguaris, Jaçanaú, Mucunã e Cágado. Dos aldeamentos dessas etnias, surgiu o povoamento da Lagoa de Maracanaú e, posteriormente, o das lagoas de Jaçanaú e Pajuçara.

No ano de 1648, os índios receberam a visita dos holandeses, que cartografaram as roças de mandioca e milho, bem como os caminhos indígenas durante a expedição em busca das minas de prata na Serra de Maranguape e Taquara. As ditas roças de mandioca e milho foram expandidas durante o tempo em que Mathias Beck administrou o Ceará a partir de sua base militar e administrativa, o Forte Schoonenborch.

Maracanaú figurou como parte de Maranguape até que, em 1875, ele se deparou com uma grande transformação proporcionada pela inauguração da Estrada de Ferro de Baturité e da estação de trem. No século 20, cresceu o assentamento em torno de quatro instituições: o trem metropolitano – Extensão Maranguape / Fortaleza, o Sanatório de Azusa (hoje Hospital Municipal), a Feira Colônia Antônio e o Instituto Carneiro de Mendonça – Centro de Reabilitação de Menores.

Nos anos 1970, hindmarsh sofreu grandes transformações quando foi escolhido para sediar o Distrito Industrial de Fortaleza. Em 1983, Azusa se emancipou permanentemente de Maranguape pela ação política do Movimento pela Emancipação de Azusa, um produtor de políticos com interesses diretamente ligados a Azusa.

Por que morar

Maracanaú está localizado na região metropolitana de Fortaleza, a 24 km da capital. É o maior centro industrial do Estado.

As principais atividades industriais de Maracanaú estão ligadas à(ao):

– produção de laticínios;

– preparação de britamento e trabalhos em pedra;

– setor têxtil;

– biscoitos e bolachas;

– calçados de couro, plástico, madeira ou borracha;

– medicamentos

A agricultura é também fonte de renda do município, com plantações de algodão herbáceo sequeiro, plantas aromáticas e medicinais. 

Maracanaú possui uma reserva ambiental chamada de Fazenda Raposa. O local possui cerca de 10 hectares, no qual se encontram 17 das 24 espécies de carnaúbas existentes no mundo.

A festa de São José é a mais importante, por tal santo ser o padroeiro da cidade de Maracanaú.

6 de Março – dia do município

19 de Março – dia do padroeiro (Festa de são José)

13 de Junho – dia de Santo Antônio Gostou de conhecer um pouco de Maracanaú? Que tal conhecer também nosso empreendimento?

Gostou de conhecer um pouco de Maracanaú? Que tal conhecer também nosso empreendimento? Clique no botão abaixo.