5 dicas para economizar na construção da sua casa

5 dicas para baratear a sua obra

Construir uma casa é sempre mais barato do que comprar uma pronta, porém muita gente tem medo de acabar desperdiçando dinheiro seja com excesso de material ou mesmo com retrabalho para conseguir deixar a sua casa do jeitinho que você sonhou. Pensando nisso nós elaboramos aqui 5 dicas básicas para você economizar na sua obra.

1 – Planejamento

A economia começa antes das obras. Escolha bem o arquiteto e o engenheiro, eles serão fundamentais para a sua economia. Lembre-se também de atentar-se ao tipo de terreno para realizar as adequações necessárias antes de colocar a mão na massa. Manter um cronograma com todas as etapas da construção também é vital para evitar não só o desperdício de dinheiro, mas, também de tempo.

2- Poupe comprando tudo junto

Uma vez que o planejamento esteja bem feito, você pode começar a elaborar a sua lista de materiais e ferramentas. Não deixe para escolher em cima da hora!

Com essa lista em mãos fica muito mais fácil levantar diversos orçamentos e ter a facilidade de comprar tudo no mesmo lugar, tendo poder de negociação muito mais forte.

3- Escolha dos telhados, portas e janelas

Telhados, portas e janelas costumam ser alguns dos itens mais caros de uma obra, atente-se as opções que são viáveis ao seu projeto e considere usar um vão no lugar de uma porta sempre que for possível. Quanto às janelas, dê preferência aos modelos de alumínio e que não precisam de uma estrutura adicional para serem instaladas.

O telhado costuma sair bem caro devido a dois fatores, o produto em si e a instalação com mão de obra especializada. Sempre dê preferência a qualidade, pois caso não seja bem feito, quando o período de chuvas chegar você pode ter problemas, e a economia inicial se torna prejuízo com retrabalho.

4- Hidráulica inteligente

Distribuindo todos os cômodos molhados em uma mesma região da casa, é possível economizar bastante com a tubulação, pois os cumprimentos necessários serão menores.  Caso isso não seja possível, tente pelo menos deixar os banheiros alinhados.

5- Economize nos acabamentos

Quando falamos de acabamentos é possível encontrar diversas opções que atendem aos efeitos desejados e de baixo custo. Por exemplo, é possível economizar com a tinta quando não se usa massa acrílica, bastando apenas aplicar um selador seguido da tinta acrílica ou PVA.

Nos pisos caso você deseje que a casa não retenha calor, o indicado é investir na cerâmica ou porcelanato. Se você preferir um acabamento em madeira, o indicado é usar um piso laminado, pois eles têm um custo mais baixo e, não necessitam de sinteco, a manutenção e limpeza são muito fáceis e caso seja necessário, a substituição é muito simples.

Seguindo essas dicas simples, você será capaz de economizar muito dinheiro e tempo com a construção da sua casa dos sonhos.

Você sabe como planejar a sua cozinha americana?

Cozinhar deixou de ser atividade doméstica obrigatória para se tornar um ato prazeroso, que as pessoas desejam compartilhar. Por conta disso, as cozinhas americanas estão em alta e vamos, aqui, dar algumas dicas de como planejar a sua.

Começamos este artigo discutindo sobre a relação das pessoas com o ambiente, nesse caso, a cozinha. E é assim que projetos arquitetônicos devem ser pensados.

Ao se planejar uma cozinha americana ou tradicional, é necessário avaliar a relação dos moradores com esse cômodo, quantos visitantes a família costuma receber, com qual frequência, se preparam grandes ou pequenas refeições, quem cozinha etc. A partir disso, definimos as dimensões dos móveis pautando-os, também, pelo espaço disponível no ambiente. Essa é a grande diferença entre ter a cozinha planejada e comprar uma pronta.

Quando falamos em cozinha americana, o primeiro modelo que nos vem à mente é sempre aquela cozinha separada da sala apenas por um balcão, com banquetas integradas ao ambiente. Na realidade, o termo é bem mais amplo. Uma cozinha linear aberta para a sala ou uma cozinha com ilha também são exemplos de cozinha americana.

A principal vantagem da cozinha americana é, além de promover o convívio social de quem prepara o alimento, proporcionar a sensação de espaços amplos dentro do imóvel mesmo com a perda de uma parede que poderia ser utilizada para sustentar um armário. Troca-se espaço de armazenamento por amplitude de espaço.

Por ser integrada com a sala, a decoração da cozinha americana é muito importante e deve ser cuidadosamente trabalhada. Uma dica excelente é usar linhas retas e puxadores escondidos nos armários, evitando que fiquem em evidência.

Os pisos da sala e da cozinha não precisam ser os mesmos. Entretanto, usar o mesmo tipo em ambos os cômodos favorece muito a sensação de continuidade do ambiente.

Uma vez que você tenha determinado a função da sua cozinha e todos os aspectos que ressaltamos no decorrer do artigo, fica fácil planeja-la de forma bonita e funcional. Agora, mãos à obra!