Você sabe como planejar a sua cozinha americana?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Cozinhar deixou de ser atividade doméstica obrigatória para se tornar um ato prazeroso, que as pessoas desejam compartilhar. Por conta disso, as cozinhas americanas estão em alta e vamos, aqui, dar algumas dicas de como planejar a sua.

Começamos este artigo discutindo sobre a relação das pessoas com o ambiente, nesse caso, a cozinha. E é assim que projetos arquitetônicos devem ser pensados.

Ao se planejar uma cozinha americana ou tradicional, é necessário avaliar a relação dos moradores com esse cômodo, quantos visitantes a família costuma receber, com qual frequência, se preparam grandes ou pequenas refeições, quem cozinha etc. A partir disso, definimos as dimensões dos móveis pautando-os, também, pelo espaço disponível no ambiente. Essa é a grande diferença entre ter a cozinha planejada e comprar uma pronta.

Quando falamos em cozinha americana, o primeiro modelo que nos vem à mente é sempre aquela cozinha separada da sala apenas por um balcão, com banquetas integradas ao ambiente. Na realidade, o termo é bem mais amplo. Uma cozinha linear aberta para a sala ou uma cozinha com ilha também são exemplos de cozinha americana.

A principal vantagem da cozinha americana é, além de promover o convívio social de quem prepara o alimento, proporcionar a sensação de espaços amplos dentro do imóvel mesmo com a perda de uma parede que poderia ser utilizada para sustentar um armário. Troca-se espaço de armazenamento por amplitude de espaço.

Por ser integrada com a sala, a decoração da cozinha americana é muito importante e deve ser cuidadosamente trabalhada. Uma dica excelente é usar linhas retas e puxadores escondidos nos armários, evitando que fiquem em evidência.

Os pisos da sala e da cozinha não precisam ser os mesmos. Entretanto, usar o mesmo tipo em ambos os cômodos favorece muito a sensação de continuidade do ambiente.

Uma vez que você tenha determinado a função da sua cozinha e todos os aspectos que ressaltamos no decorrer do artigo, fica fácil planeja-la de forma bonita e funcional. Agora, mãos à obra!