5 dicas para economizar na construção da sua casa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Construir uma casa é sempre mais barato do que comprar uma pronta, porém muita gente tem medo de acabar desperdiçando dinheiro seja com excesso de material ou mesmo com retrabalho para conseguir deixar a sua casa do jeitinho que você sonhou. Pensando nisso nós elaboramos aqui 5 dicas básicas para você economizar na sua obra.

1 – Planejamento

A economia começa antes das obras. Escolha bem o arquiteto e o engenheiro, eles serão fundamentais para a sua economia. Lembre-se também de atentar-se ao tipo de terreno para realizar as adequações necessárias antes de colocar a mão na massa. Manter um cronograma com todas as etapas da construção também é vital para evitar não só o desperdício de dinheiro, mas, também de tempo.

2- Poupe comprando tudo junto

Uma vez que o planejamento esteja bem feito, você pode começar a elaborar a sua lista de materiais e ferramentas. Não deixe para escolher em cima da hora!

Com essa lista em mãos fica muito mais fácil levantar diversos orçamentos e ter a facilidade de comprar tudo no mesmo lugar, tendo poder de negociação muito mais forte.

3- Escolha dos telhados, portas e janelas

Telhados, portas e janelas costumam ser alguns dos itens mais caros de uma obra, atente-se as opções que são viáveis ao seu projeto e considere usar um vão no lugar de uma porta sempre que for possível. Quanto às janelas, dê preferência aos modelos de alumínio e que não precisam de uma estrutura adicional para serem instaladas.

O telhado costuma sair bem caro devido a dois fatores, o produto em si e a instalação com mão de obra especializada. Sempre dê preferência a qualidade, pois caso não seja bem feito, quando o período de chuvas chegar você pode ter problemas, e a economia inicial se torna prejuízo com retrabalho.

4- Hidráulica inteligente

Distribuindo todos os cômodos molhados em uma mesma região da casa, é possível economizar bastante com a tubulação, pois os cumprimentos necessários serão menores.  Caso isso não seja possível, tente pelo menos deixar os banheiros alinhados.

5- Economize nos acabamentos

Quando falamos de acabamentos é possível encontrar diversas opções que atendem aos efeitos desejados e de baixo custo. Por exemplo, é possível economizar com a tinta quando não se usa massa acrílica, bastando apenas aplicar um selador seguido da tinta acrílica ou PVA.

Nos pisos caso você deseje que a casa não retenha calor, o indicado é investir na cerâmica ou porcelanato. Se você preferir um acabamento em madeira, o indicado é usar um piso laminado, pois eles têm um custo mais baixo e, não necessitam de sinteco, a manutenção e limpeza são muito fáceis e caso seja necessário, a substituição é muito simples.

Seguindo essas dicas simples, você será capaz de economizar muito dinheiro e tempo com a construção da sua casa dos sonhos.