Estilos de decoração clássico, moderno e industrial

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Três dos principais estilos de decoração residencial, e que sempre estão na moda, são os estilos clássicos, moderno e industrial e, aqui, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Dentro do estilo Clássico existem diversas variações como o “imperial”, “rococó” e “barroco”. Aqui vamos falar de elementos que permeiam todos eles e como evitar erros comuns.

Suas origens remontam a arquitetura grega e romana com linhas elegantes, sofisticadas e ricas. O segredo para conseguir esse tipo de decoração é atentar-se aos detalhes: molduras de gesso, rodapés, entalhes nos móveis, papéis de parede, cortinas, etc. Também é interessante trabalhar bastante com tons dourados e cores escuras, a última na madeira dos móveis que geralmente são de mogno, nogueira ou cerejeira. Este tipo de decoração requer espaços amplos e altos. A possibilidade de adaptar para ambientes menores existe, mas nesse caso, fique atento para o tamanho do mobiliário e  que pode passar a impressão de um ambiente apertado.

Em meados do século 20, a decoração no geral era muito extravagante e exagerada e, em contrapartida a esse movimento, surgiu o estilo moderno. Ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não é marcado por decorações “futuristas” ou grandes destaques tecnológicos, e sim pela harmonia e funcionalidade do ambiente.

Para se criar um ambiente moderno, uma aposta certeira é utilizar formas geométricas bem marcadas sempre priorizando a funcionalidade do ambiente. Faça o possível para criar um ambiente sem exageros e com um visual mais clean.

Sobre as cores, opte peças as claras e discretas para manter a harmonia, além destacar os detalhes do ambiente com cores escuras e sóbrias como preto ou marrom.

Pode parecer algo muito atual, pois está extremamente em alta, mas o estilo de decoração industrial surgiu nos Estados Unidos por volta dos anos 50 quando diversos galpões industriais começaram a ser adaptados como lofts residenciais.

Bonita, simples e cheia de estilo, a decoração industrial investe em tijolos expostos e concreto sem acabamento, além de materiais naturais como madeira e muito metal. Quanto às cores, o interessante é investir em tons neutros como o preto, cinza ou marrom com toques de cores vibrantes. Metais com acabamento em cobre e ferro são as melhores escolhas, passando a impressão de um ambiente rústico. É possível utilizá-los como: fios, canos e vigas expostas ou mesmo no acabamento do mobiliário. Misturando um pouco do estilo vintage, a melhor escolha para os móveis são aqueles com cara os anos 50, que geralmente possuem formas arredondadas, pés palitos e utilizam cores pasteis. Procure itens de decoração com muito metal exposto, um toque que faz todá a diferença como um gramofone ou uma vitrola, pois eles possuem muita madeira, além de muito metal e dão aquele toque retrô que complementa perfeitamente o ambiente

Agora que você já sabe de tudo isso, é hora de escolher um estilo, arregaçar as mangas e mãos à obra!