5 dicas para escolher o papel de parede ideal para a sua casa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Assim como a moda, as tendências de arquitetura e decoração vão e voltam com uma certa frequência e agora o papel de parede volta a estar em alta!

O papel de parede se destaca não só pela sua versatilidade como também pela sua durabilidade e facilidade de manutenção que é muito melhor do que as das paredes pintadas.

Os principais tipos de papel de parede encontrados no mercado são: o tradicional, autocolante e o adesivo de parede.
O papel de parede tradicional necessita de uma cola especial aplicada na parede e por isso é o mais complicado de se instalar, necessitando de habilidade ou mesmo a contratação de um profissional. O autocolante, como o nome diz, é autocolante e por isso tem a aplicação muito mais simples podendo ser realizada até mesmo por quem nunca tenha colocado, desde que se tome alguns cuidados, claro. A maior diferença do adesivo de parede para o papel de parede autocolante é o seu tamanho. Os adesivos de paredes são vendidos em placas pequenas ou em recortes bem específicos como borboletas, árvores e outros desenhos.

Vamos então para as 5 dicas para usar papel de parede na sua casa:

1- Na hora de escolher o seu papel de parede a primeira coisa que deve considerar é o tamanho da área a ser coberta, se ela for muito grande, você pode acabar gastando mais do que o pretendido. Nesses casos, a solução pode ser uma aplicação de meia parede ou mesmo de uma única parede no cômodo.

2- Em ambientes pequenos é ideal usar estampas pequenas. As estampas maiores ficam ótimas quando aplicadas em grandes paredes ou espaços amplos. As coloridas podem cansar a vista com mais facilidade, mas caso você goste e queira usar uma assim, dê preferência para aplicá-las em ambientes de passagem como hall ou um corredor.

3- Paredes com muitas janelas, portas, cortinas ou quadros costumam ser bem problemáticas com o uso de papel de parede dependendo da estampa. Isso porque a estampa escolhida pode acabar conflitando com os outros elementos da parede poluindo o visual do ambiente.

4- O uso de listras é altamente indicado quando o objetivo é dar a sensação de que o ambiente é maior do que realmente ele é, utilizando as verticais para a altura e as horizontais para a largura. Cuidado ao utilizar esse tipo de estampa, pois eles são um dos mais difíceis de se aplicar corretamente, e o menor descuido pode deixar as listras tortas ou inclinadas.

5- Se a parede a ser forrada tiver alguma infiltração ou mesmo for muito úmida, evite o uso de papel de parede, pois irá formar bolhas. No caso de banheiros ou cozinhas você ainda pode utilizar o papel de parede vinílico, pois o tradicional irá se deteriorar e descascar muito rapidamente.
Uma dica extra aqui é se você tem crianças ou animais de estimação, prefira os papéis de parede laváveis, pois eles são mais resistente a marcas de sujeira ou riscos. Por fim, o uso de papel de parede é altamente aconselhável graças às suas vantagens destacadas anteriormente, e agora, que você já conhece mais sobre eles, fica muito mais fácil escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu dia a dia!