Como utilizar cores quentes e frias na decoração

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um dos pontos mais básicos, não só da arquitetura ou da decoração, mas de qualquer trabalho que envolva design, é a Teoria das Cores. Neste post não vamos explorar um de seus aspectos fundamentais que é o uso das cores quente e frias.

O Círculo Cromático nos mostra que as cores quentes vão desde o amarelo, passando pelo laranja e terminando no vermelho e as frias desde o verde, passando pelo azul e terminando no violeta. Existem ainda as cores neutras como marrom, bege, cinza e muitas outras. Agora você já sabe como identificar qual cor se encaixa em qual “temperatura”, mas ainda fica a pergunta: quando usar o que?

A primeira coisa a se considerar quando vamos escolher entre uma gama de cores quentes ou frias é a dimensão do ambiente que vamos decorar. Ambientes pequenos quando decorados com cores quentes tendem a passar uma sensação de sufoco ou opressão, enquanto as cores frias em ambientes grandes tendem a dar uma sensação de tristeza e vazio. Outro aspecto a ser considerado é de onde vem a iluminação desse ambiente, pois ele pode tornar as cores quentes ainda mais quentes e as frias mais frias. A luz natural do sol tem um tom amarelado e por isso passa uma sensação de calor, por isso em ambientes que recebem muita luz natural, o ideal é compensar com cores frias para tentar criar um equilíbrio. O oposto também é verdadeiro na maioria dos casos, fontes de luz artificial como leds e lâmpadas fluorescentes emitem uma luz fria e por isso o ideal é compensar o ambiente utilizando cores quentes na decoração.

O contexto do ambiente é algo que também se deve ter em mente, as cores ajudam a criar o clima que você deseja para aquele local. Tomemos como exemplo uma sala de estar, é nela que recebemos nossos amigos para bate-papos, visitas, jogos e diversas outras atividades que nos transmitem alegria e aconchego, por isso nelas o indicado é o uso de cores quentes. Já ambientes como banheiros ou quartos, que geralmente são lugares onde buscamos paz e tranquilidade, o mais indicado é o uso de cores frias.

Uma vez que tenhamos definido o tipo de cor principal do ambiente, devemos lembrar de equilibrar o seu uso com as cores neutras como as citadas anteriormente, pois ajudam a criar ambientes menos carregados e visualmente cansativos.

Brown and orange pillows on white bed in natural bedroom interior with wicker lamp and wooden bedside table with vase

Agora que você sabe o básico sobre o uso de cores quentes e frias, é hora de pegar papel e lápis para dar aquele talento na decoração de casa! Uma vez que você tenha conseguido criar um ambiente equilibrado, você irá notar a grande diferença quando há uso adequado das cores. Inclusive, se você pretende aplicar esses conceitos numa casa que esteja pronta, como a que você mora atualmente, experimente tirar uma foto do antes e uma do depois para comparar lado-a-lado a sua nova decoração.