5 dicas para decorar o seu lavabo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

São nos pequenos detalhes que falamos muito sobre a nossa personalidade. Seja na sua casa ou no seu ambiente de trabalho, os cuidados com a decoração do seu lavabo serve como um cartão de visitas aos seus convidados, demonstrando que merecem ser recebidos com todo carinho e atenção.

Você sabe qual é a diferença entre lavabo e banheiro?

O lavabo é um ambiente pensado para atender hóspedes e pessoas que estão apenas de passagem.  Partindo desse conceito, normalmente esse cômodo fica localizado próximo ás áreas sociais da casa e conta com menos itens do que um banheiro.
Como possui um objetivo mais pontual, sua composição básica é mais simples, contando, normalmente com um espelho, uma bacia, uma cuba ou lavatório e uma torneira ou misturador.

Já os banheiros, são cômodos indispensáveis em qualquer casa. Pensando no apoio à higiene do dia a dia, conta com peças sanitárias, chuveiro, acessórios para banheiro e mais os itens do lavabo. Sendo assim, costumam ser maiores para acomodar tudo o que for necessário.

Ambos são destinados à higiene pessoal e atendem a diferentes necessidades. Basta identificar qual que melhor lhe atende.

Sabendo dessa diferença básica, vamos te dar algumas dicas para planejar esse ambiente.

1. Medidas básicas

As medidas mínimas recomendadas para um lavabo é um espaço de 0,80 x 1,20m. Devemos considerar quase 1m² para termos um espaço para a cuba e o vaso sanitário. Caso você tenha uma área maior, melhor ainda. Agora vamos pensar na decoração!

2. Estilo de decoração

Por ser um ambiente de uso rápido, uma dica é ousar na composição. Não existe uma opção certa entre clássico, moderno, rústico e etc. Devemos nos preocupar em deixar o local bonito, com cara de limpo para passar a sensação de higiene e conforto.  E possível seguir o mesmo tema trabalhado em toda a casa ou algo totalmente diferenciado. Tudo depende da sensação que você quer passar, seja mais intimista ou mais despojada. Utilize os papéis de parede e a iluminação ao seu favor para criar o clima desejado. Caso orçamento esteja mais apertado, pode pintar as paredes com alguma cor forte ou mais escura do que a da sala, para contrastar com a bancada.

3. Material

Os materiais influenciam diretamente na aparência e na primeira impressão pelo contato visual. Então, e necessário manter os padrões das peças sempre em equilíbrio. Uma excelente opção que alinha versatilidade, durabilidade, resistência à agua e conforto térmico é o porcelanato. Além disso, e possível encontrar opções no mercado que reproduzem materiais como mármore, madeira, concreto, pedra e até metal, esbanjando opções para a decoração.

4. Iluminação

É nesse detalhe que proporcionaremos uma atmosfera aconchegante. A dica é investir em efeitos de iluminação indireta, spots de luz ou até mesmo fitas de led no teto para uma boa distribuição dos pontos de luz. A utilização das cores quentes ganham pontos nessa escolha por destacar os materiais com mais elegância do que a cor fria. Assim, criam-se regiões sombreadas e clarearmos de maneira uniforme.

5. Uso de móveis

Como não há chuveiro no lavabo, não existe a produção de vapor. Isso faz com que a umidade não seja um impeditivo na escolha dos móveis. Caso você tenha espaço, pense em gabinetes para guardar seus produtos de beleza e higiene pessoal.  Se o espaço for limitado, opte por uma bancada que ofereça apoio à pia ou um projeto planejado como uma solução, com nichos e prateleiras.

Temos uma dica extra para você!

6. Toque especial

Já parou pra pensar que um toque de verde transmite pureza e frescor, principalmente quando associado à higiene? Para o lavabo, recomendamos plantas artificiais por não precisarem da luz solar e de manutenção. Você pode construir um ambiente bem intimista com o uso de quadros, espelhos, toalhas em cestos, cortinas e tapetes. Para o toque final, não se esqueça dos aromatizantes ou de velas perfumadas para proporcionar uma experiência mais agradável.

Agora que você já tem algumas dicas essenciais, deixe a sua criatividade trabalhar com o seu bom gosto para criar um lavabo cheio de estilo.