5 formas de utilizar plantas na decoração

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O uso de plantas na decoração seja em ambientes residenciais ou comerciais os torna mais bonitos, aconchegantes e confortáveis. Existem diversas plantas que se adaptam bem a ambientes internos conforme suas necessidades ou gosto.

As plantas combinam entre si, então não tenha medo de arriscar combinações, apenas lembre-se de coloca-las juntas às que tenham as mesmas necessidades de iluminação.

1- No chão

Para plantas que vão ficar no chão, o tiro certeiro é apostar em vasos grandes e altos. Apenas atente-se ao fato de que como estamos trabalhando com vasos e plantas grandes, o tamanho do ambiente deve ser compatível, ou seja, não utilizar em ambientes apertados.

2 – Suportes pendentes

Caso você não tenha espaço no chão ou mesmo o ambiente seja mais apertado, a alternativa é utilizar plantas menores em suportes pendentes sobre os móveis. Cuidado apenas com plantas como samambaias que crescem demais e podem ficar literalmente em cima dos móveis.

3 – Estantes

Plantas posicionadas em cantos e beiradas de estantes, prateleiras e móveis ajudam a realçar o espaço. Para essa situação, as plantas choronas como samambaias, filodendro roxo ou jiboias são as mais indicadas.

4 – Escadas

É utilizar algumas plantas pequenas no canto dos degraus, pois ajudam a embelezar o ambiente. Para esse uso, prefira plantas como bonsais ou cactus sem espinhos. É importante ficar atento ao material dos vasos ou cachepôs para que não deixem vazar água e molhar a escada.

5 – Varandas

Quando falamos em varandas a primeira coisa que vem na nossa cabeça são apartamentos, mas lembre-se que em casas com mais de um andar, uma varanda sempre ajuda a criar um ambiente bem iluminado e arejado. Em varandas podemos extrapolar e utilizar plantas maiores em vasos grandes combinados com outras plantas menores penduradas em suportes pendentes. Ter uma variedade grande de plantas na varanda ajuda a criar um clima fresco com a brisa externa que vem por ela.

E você já tem bastante plantinhas em casa? Agora que você sabe onde utilizá-las é hora de preparar as ferramentas de jardinagem e mãos a obra.