Qual é a altura certa para pias e bancadas?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Pias, balcões e bancadas são por definição áreas que precisam ser eficientes. Para isso, precisam ter uma altura adequada às pessoas que irão usar. Existe uma padronização na indústria, definida com base na altura média da população, o que principalmente num país grande e diverso como o Brasil frequentemente não corresponde à realidade das famílias.

Essa altura padrão para bancadas da indústria é de 90 cm, e por tanto, a maioria dos móveis pré-fabricados e eletrodomésticos (fogão, lava-louças, fornos, frigobars, etc) seguem essa dimensão.

Segundo a ergonomia, o correto é que seus cotovelos devem ficar descansados num ângulo de 45 graus quando sobre a bancada. A regra não se aplica a bancadas de cozinhas americana, dado que por padrão elas costumam ser mais altas, mas sempre acompanhadas de bancos adequados à sua altura.

Altura-Pessoa-x-Bancada

Para bancadas de cozinha e banheiros das pessoas que são abaixo da média (até 1,60m), o ideal é variar entre 70cm e 80cm. Para quem tem a partir de 1,80m, a altura ideal varia entre 95 cm e 1,10 m. Para cadeirantes a altura fica em torno dos 70cm.

Com a popularização das cozinhas americanas, precisamos pensar também na altura ideal para balcões, de ilhas e cozinhas gourmet. Geralmente esse balcões precisam acomodar grandes bancos abaixo de si e raramente ele será utilizado por alguém em pé. Por tanto, a altura acaba não variando tanto e se mantendo próxima aos em torno dos 1,05 m. Uma dica para ter maior versatilidade é criar a bancada com 2 andares sendo o mais baixo com aproximadamente 90cm.

Lembre de considerar o tempo que planeja permanecer nessa residência, pois se as medidas ideais para você e sua família forem muito fora do padrão de mercado, esse fator pode ser decisivo no momento da venda.

Agora que você já sabe como descobrir a altura ideal para os balcões da sua casa, é hora de começar a planejar a casa dos seus sonhos!