Sobral: riqueza e cultura

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Sobral é um município localizado no interior do Ceará, uma das mais desenvolvidas e ricas cidades da região, com clima tropical semiárido quente e seco.

História

Às margens do Rio Acaraú, em uma fazenda, nasceu o que viria a ser o município de Sobral. Nessa fazenda, um grupo de refugiados da guerra entre portugueses e holandeses construiu uma pequena igreja, a Matriz da Caiçara, por volta do ano de 1726. Cresceu ao longo do tempo, até que, em 1773, foi elevada à categoria de vila e denominada de Vila Distinta e Real de Sobral. Somente em 1841 é que foi considerada uma cidade.

Crescimento econômico

A cidade de Sobral cresceu economicamente na época da charqueada, na segunda metade do século XVIII, e também por ser o centro intermediador dos produtos agrícolas da Serra da Meruoca e Serra Grande, ligando o restante do estado do Ceará e o estado do Piauí.

A região onde se encontra Sobral passou por secas ao longo da história. Em decorrência de duas delas (1877 e 1879), foi iniciado o projeto da Estrada de Ferro de Sobral para interligar Sobral a um porto onde seria possível escoar os produtos oriundos das serras. Isso consolidou a cidade como um centro urbano e comercial.

Cultura e lazer

O turismo é um dos pontos fortes do município, com vários parques, museus e belas paisagens naturais para mostrar que a beleza do Nordeste vai além das praias. Arquitetura preservada remonta a épocas passadas.

Sobral tem participação importante no cenário internacional da física moderna. Em 1919, a cidade recebeu uma das duas expedições que tinham como objetivo observar o eclipse solar. Naquele evento, ocorrido no dia 29 de maio de 1919, foi comprovada a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, que o ajudou a ser reconhecido como o grande físico que foi. Por causa desse acontecimento histórico, foi construído, na praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral, um monumento para celebrar o fato. Posteriormente, foi construído o Museu do Eclipse para homenagear a cidade e os astrônomos que participaram da descoberta.

Sobral é realmente um lugar incrível, não? Que tal conhecer nosso empreendimento na região? Confira aqui no botão abaixo.