Aragoiânia: cultura e contato com a natureza

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A cidade de Aragoiânia está localizada no estado de Goiás, entre a capital estadual, Goiânia, e o Rio Araguaia, e vem crescendo ao longo dos anos.

Um pouco da história de Aragoiânia

Aragoiânia é uma cidade jovem, fundada em 1958, com forte vocação agropecuária.

Sua história começou quando os vaqueiros passaram a utilizar o local para descansarem com os rebanhos que conduziam de uma região a outra do país.

Na época, batizaram o local como “Malhador”. Mais tarde, o povoado passou a se chamar “Biscoito Duro”, uma alusão ao biscoito de queijo comercializado por ali que, dois dias após ser assado, endurecia e era vendido assim mesmo a quem passava.

O município foi oficialmente criado, passando a se chamar Aragoiânia em 14 de novembro de 1958.

Por que morar em Aragoiânia?

Aragoiânia está a apenas 26 km da capital e liga-se a Goiânia pela rodovia GO 040. Pertence à região metropolitana e conta com transporte coletivo do sistema integrado.

A cidade está localizada em um pequeno planalto e é cercada por serras e morros, com destaque para a Serra de Santa Tereza, também conhecida como Serra da Gralha.

A economia é focada na agropecuária, em especial nos cultivos de arroz, milho e feijão, além das pecuárias leiteira e de corte. Também é relevante a produção de argila, malacacheta e pedras calcárias.

As principais atividades industriais são a produção de doces e os acabamentos em couro, originário dos rebanhos da região.

Culturalmente, em Aragoiânia são comemoradas as festas da padroeira, Nossa Senhora da Guia, no final de abril, e a Folia de Reis, em janeiro. As expressões artísticas de Aragoiânia são o escultor Valdeir Grigório, o pintor e escritor Eduardo Jordão e o também pintor Fé Córdula.

Viva em contato com a natureza

Sem dúvida, uma das primeiras impressões que se tem ao visitar Aragoiânia é o clima de cidade pequena, potencializado pelo tratamento cordial dos moradores e o pouco trânsito nas ruas principais.

Além da qualidade de vida de morar em uma cidade sossegada, outra atração da região é a natureza exuberante das serras que cercam o pequeno planalto onde está a cidade. Nesse contexto, as principais atrações turísticas do município são a Cachoeirinha e a queda d’água Água Viva.

Para quem gosta de estar em contato direto com a natureza, a região ao redor também oferece diversas atividades ao ar livre, das mais tranquilas às mais radicais. Existem vários lugares ideais para fazer piqueniques com a família ou observar aves em seu habitat natural.

Se quiser algo mais dinâmico, existem diversas trilhas propícias para passeios a pé ou corridas. Para os amantes dos esportes radicais, essas mesmas trilhas podem ser usadas para a prática de mountain bike e até mesmo para chegar em trechos de escaladas em rocha.

Se você busca uma vida mais tranquila sem o agito das grandes cidades, venha a Aragoiânia e viva com qualidade de vida e bem-estar.