Ibiúna: qualidade de vida cercada de belezas naturais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A origem do município de Una, atual Ibiúna, vem do tupi-guarani. Bem às margens do Rio Una, os índios usavam esse caminho para fugir da escravidão. Por conta das fortes neblinas que ofuscavam a luz solar, os índios deram-lhe o nome de “lugar escuro”. Assim sendo, Ibiúna, na linguagem tupi-guarani, significa “terra preta”.

Ibiúna é um município do estado de São Paulo, que se situa na região metropolitana de Sorocaba, a 72 km da capital. Estando a uma altitude de 996 metros, a cidade é considerada a terceira mais alta do estado. Destaque para o Morro da Praça da Figueira, com 1.000 metros, e o Pico da Serra do Verava, com 1.200 metros.

Sua população é de 78.262 habitantes, conforme estimativa realizada pelo IBGE, em 2018. É uma das 29 cidades do Estado que detêm o título de estância turística em razão das suas diversas cachoeiras e das várias opções de esporte e lazer disponíveis nas reservas naturais.

A cidade possui um grande manancial composto de rios, ribeirões, açudes, represas e quedas d’água. Seu destaque é a Represa de Itupararanga, que faz divisa entre os municípios de São Roque, Mairinque, Piedade e Votorantim.

Com temperaturas amenas, verões chuvosos e invernos subsecos, o clima de Ibiúna é o subtropical. Sua média anual está em torno de 17 ºC, sendo julho o mês mais frio –atingindo a média de 13 ºC– e fevereiro o mês mais quente –atingindo a média de 22 ºC. A cidade tem topografia muito irregular, apresenta várias serras, montanhas e encostas. Os acessos mais conhecidos para o parque se dão pelas estradas do Verava, Murundu e Vargedo. Todo esse contexto favorece o turismo na cidade e é convidativo para quem deseja praticar esportes, off-road e bickers, sem mencionar o espetáculo que é a paisagem natural. Se você procura um lugar onde possa ter contato com a natureza, sossego e atividades para quebrar a monotonia da rotina, precisa conhecer Ibiúna.

Aproveite para visitar o Residencial São Lucas clicando no botão abaixo.