Construção em lotes residenciais: como planejar sua casa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Para quem quer conquistar a casa com que sempre sonhou, a construção em lotes residenciais pode ser ótima pedida. Ao adquirir um lote, você pode planejar a casa dos seus sonhos e garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida para você e a família.

É claro que a construção de uma casa é um trabalho de grande porte e exige bastante preparo. Antes de tomar essa decisão, você precisará realizar o planejamento da construção, determinar as suas necessidades e escolher um projeto adequado ao seu orçamento. Continue lendo e descubra o que é necessário levar em conta na hora de planejar uma construção em lotes residenciais!

Encontre um loteamento ideal para você

Antes de mais nada, encontre um loteamento que atenda às suas necessidades em relação à localização, ao tamanho dos lotes, às áreas de lazer, à estrutura de serviços, às áreas verdes, e assim por diante. Pense que esse local será a sua casa pelos próximos anos. Trata-se de um investimento importante, portanto deve ser muito bem pensado. 

Para não ter surpresas desagradáveis, escolha bem a empresa que está desenvolvendo o loteamento. Dê preferência para as que têm tradição no mercado e podem comprovar reputação.

Estude o terreno

Além de escolher o loteamento, você também deverá analisar os vários lotes disponíveis. Estude, por exemplo, o tamanho e a inclinação do terreno, o tipo de solo e a posição do sol.

Com essas informações em mãos você já terá uma ideia sobre os tipos de intervenção que serão necessárias na hora da construção e se a casa dos seus sonhos pode ser construída ali.

Observe os aspectos legais

A construção em lotes residenciais também envolve muitos aspectos legais que devem ser contemplados pelo seu planejamento. Entre eles, estão:

  • percentual máximo construído em relação ao tamanho total do lote (taxa de ocupação);
  • altura permitida para as construções naquele bairro;
  • regras específicas do loteamento fechado sobre a construção;
  • procedimentos para a legalização do projeto e a autorização da obra pela Prefeitura.

Verifique, ainda, se o terreno não tem nenhuma pendência jurídica e se toda a documentação está em dia.

Faça uma lista de necessidades e ideias

Você provavelmente já tem muitas ideias sobre a casa dos seus sonhos, certo? É hora de escrever todos os desejos e necessidades e, de preferência, definir quais são as suas prioridades. Busque referências inspiradoras para visualizar como o seu projeto pode ficar.

Faça uma lista do que não pode faltar de jeito algum na sua nova casa e dos itens que você gostaria de ter, mas que podem ser adaptados ou substituídos, se necessário. Isso ajudará na hora do orçamento e guiará o trabalho do profissional escolhido para fazer o projeto.

Defina o seu orçamento

Falando em orçamento, é hora de pensar em dinheiro. Qual é a quantia que você tem disponível para investir nesse grande sonho? Além do valor reservado até agora, quanto conseguirá investir na obra durante a sua execução? Que formas de financiamento você tem para levantar mais capital, se for necessário?

Sabemos que calcular o quanto sua casa vai custar não é simples, se você não tiver experiência nisso. Por isso, comece sabendo o quanto você pode ou quer investir e, só depois, faça um projeto adequado para a sua realidade.

Contrate profissionais com experiência em construção em lotes residenciais

Para o projeto, é fundamental escolher um engenheiro ou arquiteto de confiança. Ele ou ela será a sua principal referência para cuidar de todos os detalhes. Entregue a sua lista de necessidades ao profissional e discuta todos os detalhes.

Preferencialmente, o engenheiro ou arquiteto deve ter experiência na construção de casas e em construção em lotes residenciais. Assim, ele saberá escolher uma boa equipe, conduzir a sua obra e entregar o resultado que espera.

Escolha os materiais e fornecedores

Por fim, é hora de escolher os materiais e fornecedores para a construção da sua casa. Siga sempre as especificações técnicas definidas no projeto e evite economizar em itens críticos, como tubulações ou rede elétrica. A durabilidade da sua residência depende diretamente da qualidade dos materiais.

Para encerrar, frisamos que a construção em lotes residenciais é uma boa chance de ter a casa que sempre quis. Escolha o local certo, faça um projeto com a sua cara e conte com bons parceiros para ajudá-lo nesse momento tão especial da sua vida!