Qualidade de vida às margens do São Francisco em Petrolina

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fundada em 1870, Petrolina fica a cerca de 712 km a oeste da capital, Recife. É uma das principais atrações turísticas da região, principalmente por sua riqueza histórica e cultural. Os atrativos turísticos dão cada vez mais visibilidade para Petrolina, enquanto sua estrutura transformou-a na segunda maior cidade do interior pernambucano.

Petrolina e suas irresistíveis atrações

Mas por que Petrolina é um dos lugares mais incríveis do Brasil? Vamos começar pela sua grande atração natural, o Rio São Francisco. Petrolina divide o Velho Chico com a vizinha Bahia. A ligação por terra é feita pela Ponte Presidente Dutra: embaixo dela está a Ilha do Fogo, onde fica uma prainha em que banhistas se refrescam, passeiam de caiaque ou lancha e ainda apreciam um belo pôr do sol.

Outro ponto muito visitado às margens do São Francisco é a Ilha do Rodeador. Ali, as culinárias pernambucana e baiana se encontram em ofertas de pratos típicos dos dois Estados. É um excelente local para apreciar a natureza, a fauna e flora locais. Um pouco mais ao norte do rio fica o Balneário de Pedrinhas, com restaurantes, serviços diversos e, claro, uma bela vista do São Francisco.

A orla de Petrolina também tem diversas atrações, especialmente em culinária. O Mirante do Serrote do Urubu oferece uma vista incrível da região. Mas os atrativos turísticos de Petrolina não se limitam à natureza. Construções históricas dos séculos XIX e XX estão presentes em casas, comércios e igrejas. As igrejas Sagrado Coração de Jesus e Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira da cidade, são os destaques.

Quem gosta de passeios a pé pode caminhar por Petrolina Antiga, no centro da cidade. A região tem construções residenciais históricas, muitas delas preservadas. O Bodódromo e a Oficina do Artesão Mestre Quincas são locais muito visitados pelos turistas, bem como os museus da cidade.

Sertão com estrutura de cidade urbanizada

Petrolina ocupa boa posição no Índice de Desenvolvimento Humano: 0,702. Esse número coloca a cidade em uma posição acima da média para o estado de Pernambuco. Um dos responsáveis pelo bom ranqueamento é a estrutura satisfatória da cidade, com muitas escolas, universidades, comércio desenvolvido, entre outros fatores.

A taxa de urbanização chegou a 74,57% em 2009 (IBGE, 2009). A região apresenta um custo de vida satisfatório, fazendo jus à diversidade oferecida em serviços, comércios e atrações culturais. Forte produtora de uvas, especialmente as do tipo Thompson, Crimson e Princess, a cidade as exporta para todas as partes do mundo.

Por que morar em Petrolina?

Morar em uma cidade turística tem vantagens que vão das promissórias oportunidades de negócio ao fato de poder contar com a infraestrutura da cidade. Em Petrolina não é diferente: a população de mais de 343 mil habitantes é muito bem atendida. Na área da saúde, por exemplo, existem mais de 140 estabelecimentos (IBGE, 2009).

A Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Universidade de Pernambuco são referências no Nordeste e têm dezenas de cursos de ensino superior. O ensino é outro diferencial que também não deixa a desejar para crianças e adolescentes. Além da rede pública, eles contam com escolas particulares, inclusive para cursos complementares, como idiomas.

Grandes redes de supermercados estão presentes em Petrolina, bem como agências bancárias diversas, farmácias, lojas de serviços, shopping center e restaurantes com comida típica pernambucana. O entretenimento marca presença com ginásios de esportes, teatros, cinemas, espaços culturais e o espaçoso Parque Municipal Josefa Coelho.

Campos do Conde Petrolina

O loteamento fechado Campos do Conde Petrolina está estrategicamente localizado na BR-428, possibilitando fácil acesso de qualquer ponto da cidade. A cerca de 10 minutos do centro, é ideal para quem deseja ter a conveniência do comércio da parte mais movimentada de Petrolina, mas prefere residir em um local calmo e tranquilo.

A segurança e a qualidade de vida são apenas algumas das vantagens oferecidas quando se adquire um lote no Campos do Conde Petrolina: playground para as crianças brincarem, piscina e quadra poliesportiva são alguns destaques. Para manter a boa forma, os moradores têm à disposição quadra de vôlei de praia e pista de cooper. O empreendimento oferece, ainda, salão de festas e toda a infraestrutura de iluminação pública nas vias, redes de esgoto, água e elétrica. Quer conhecer de perto o Campos do Conde Petrolina? Clique no botão abaixo, entre em contato e agende sua visita!