Como planejar e construir uma casa sustentável?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Morar em uma casa sustentável tem tudo a ver com ecologia. Ao planejar a construção de uma casa, é sempre bom incluir a sustentabilidade no projeto.

Essa atitude, além de contribuir com a manutenção da vida no planeta, pode gerar boa economia. Para deixar uma casa sustentável, o projeto deve incorporar itens como o armazenamento e o reaproveitamento das águas da chuva e a instalação de painéis solares.

A escolha do terreno adequado para construir uma casa sustentável

A sustentabilidade da casa pode e deve começar pela escolha do terreno. Nesse contexto, é preciso atentar para a legalidade do loteamento e se certificar de que o projeto respeita as leis ambientais e colabora com a preservação de áreas verdes.

A sustentabilidade durante a construção

É possível promover a sustentabilidade do início ao término da construção com a utilização de técnicas e materiais ecologicamente corretos. Veja algumas sugestões:

  • utilize madeira de demolição e espécies vegetais facilmente replantáveis, como o bambu;
  • use materiais como telhas, tijolos, tintas e cimento fabricados de forma sustentável;
  • atente-se para o uso de água e de energia elétrica no canteiro de obra, de forma a evitar desperdícios;
  • recicle insumos e outros itens utilizados na obra;
  • faça a destinação correta de todos os resíduos gerados durante a obra.

Arquitetura inteligente

Um projeto de arquitetura criativo e eficiente pode imprimir sustentabilidade e funcionalidade ao imóvel. É possível, por exemplo, estudar a instalação de portas, paredes e janelas para aproveitar a iluminação e a ventilação naturais.

A colocação dessas estruturas em pontos estratégicos vai otimizar o aproveitamento da luz do sol e das correntes de vento para potencializar a iluminação e a climatização naturais. Tudo isso gera conforto e ajuda na diminuição do consumo de energia elétrica, um dos maiores prerrequisitos para uma casa sustentável.

Por falar em consumo de energia, o projeto elétrico também pode contribuir com a sustentabilidade do imóvel. Para tanto, é aconselhável incluir itens como sensores de presença e lâmpadas de consumo energético baixo, como as de LED.

Outro ponto a ser observado é o isolamento térmico dos cômodos, especialmente se você for construir usando paredes do tipo drywall. Utilizar o isolamento adequado ajuda a economizar energia com ar-condicionado ou aquecimento.

Sistema de coleta e armazenamento de águas pluviais

É fato que a água é um recurso cada vez mais escasso, e a casa sustentável tem que se preocupar com isso também. Afinal, utilizar água tratada de forma consciente faz bem ao planeta e ao bolso do consumidor.

A instalação de um sistema de captação e armazenamento das águas das chuvas pode gerar boa economia na conta de água. A água coletada pode ser destinada para diversas atividades, como rega de jardins, limpeza de quintal e de veículos e descargas nos vasos sanitários.

Além do sistema de captação das águas pluviais, optar por descargas e torneiras de baixa vazão também é boa saída para economizar água.

Sistema de captação de energia solar

Como falamos, o projeto de uma casa sustentável deve incluir a eficiência energética. Com preços mais em conta que no passado, a captação de energia solar pode ser um bom negócio.

As placas fotovoltaicas são a principal estrutura utilizada para a instalação desse sistema, que pode até zerar a conta de energia elétrica! A energia gerada pode ser utilizada para iluminação, aquecimento de água e outras finalidades.

O charme do telhado verde

Lindo e original, o telhado verde melhora o conforto térmico do imóvel, pois diminui o consumo de energia com climatizadores elétricos. Para instalar essa técnica, é preciso impermeabilizar a cobertura da casa. Feito isso, é só cobrir a estrutura com solo fértil e cultivar a vegetação desejada, investindo em um jardim ou em uma horta.

Viu como é possível construir uma casa que, além de ser linda e convidativa, também é sustentável e econômica? Vale ressaltar o quanto a escolha do terreno ajuda no sucesso dessa empreitada.

Se você está pensando em comprar um terreno para construir, confira agora mesmo as diferenças entre loteamento fechado e condomínio fechado!