Loteamento ou condomínio? Conheça os detalhes de cada um

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Em um primeiro momento, ambos parecem realmente ser a mesma coisa, e é natural que as denominações causem certa confusão para consumidores e investidores. No entanto, loteamento fechado e condomínio possuem suas diferenças.

Os dois são empreendimentos que contam com infraestrutura completa, áreas de lazer, entre outros benefícios. No entanto, saber identificar as particularidades de cada um é essencial para você não perder tempo e fazer a melhor escolha.

Condomínio fechado e loteamento fechado: como funciona cada um

O condomínio fechado se caracteriza por um conjunto de imóveis construídos em lotes individuais e distribuídos dentro de uma ampla área privativa. Ou seja, tudo o que tem dentro do condomínio, inclusive as ruas, pertence aos moradores e proprietários.

Já no loteamento fechado, apenas a área do lote é privativa, o que permite fechá-lo com uma guarita na entrada para controle de circulação por meio da apresentação de documentos, restringindo o acesso e garantindo a segurança.

Pagamento do IPTU

No condomínio, o proprietário é responsável por pagar o IPTU da sua área privativa e ainda uma fração da área comum. Essa responsabilidade deve ser dividida proporcionalmente.

Além disso, a conservação dos espaços é de responsabilidade dos moradores, que devem ratear as despesas, ou criar um orçamento financeiro sobre as taxas condominiais que serão pagas mensalmente.

No loteamento, o proprietário é responsável apenas pelo IPTU de seu imóvel. Logo, não é de sua responsabilidade o pagamento do IPTU sobre as áreas comuns.

Administração

Em ambos os empreendimentos, existe uma taxa administrativa mensal para manutenção, melhorias ou benfeitorias, que deverá ser paga por cada um dos proprietários, em cada um dos lotes.

E aí, já decidiu qual você prefere?